top of page

O Projeto

O projeto 'Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas' atua na integração e na educação profissional de jovens de comunidades do município sergipano de Japaratuba com foco no fortalecimento das identidades culturais dos participantes e na manutenção do patrimônio cultural da cidade. O objetivo é estimular a participação dos jovens inseridos no projeto, de suas famílias, dos grupos artísticos da região e das comunidades na estruturação de uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, possa viabilizar retorno econômico e possibilitar a preservação do patrimônio cultural de Japaratuba.


O projeto tem como público alvo 50 jovens, entre moradores da sede do município e dos povoados, atuantes em grupos e movimentos culturais, que desenvolvem outras atividades para sustento econômico e que estejam em situação de vulnerabilidade social, na perspectiva da geração de oportunidades de trabalho. Com dificuldades para sustentar economicamente o pulsante movimento que se desenvolve no local, muitos grupos se extinguem ou se mantém dependentes de financiamentos aleatórios, tendo em vista o acesso limitado às políticas públicas que possam garantir a manutenção de suas práticas e expressões culturais.


O 'Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas' consiste na realização de oficinas de criatividade e oficinas de gestão cultural associativa e participativa que potencializem os talentos e habilidades dos jovens participantes e a auto organização dos grupos culturais da cidade, resultando em um trabalho cultural sustentável e responsável para com o patrimônio artístico e cultural de Japaratuba e viabilizando retorno econômico para os beneficiários do projeto e para a comunidade em geral.

Japaratuba

A cidade de Japaratuba, incluindo suas comunidades e povoados, apresenta fortes registros de expressão e organização culturais. O município guarda em sua história e tradição muito das culturas indígena, portuguesa e, sobretudo, negra. É um dos mais ricos folclores de Sergipe e, em diversidade, do Brasil. Apresenta manifestações culturais que reverberam o passado e garantem, no presente, uma permanente interação entre as gerações. Fato que mantém a memória cultural das comunidades viva e garante a reprodução simbólica de suas culturas.


A riqueza cultural de Japaratuba tem raízes importantes que contam a história de um povo através das suas danças, dos seus cantos, gestos e ritmos, aliados a sua forte religiosidade que presta homenagens aos seus santos e crenças. A espontaneidade das manifestações culturais em Japaratuba permite identificar 85 grupos culturais permanentes, com cerca de 850 componentes, além da presença secular de 02 bandas filarmônicas e de dezenas de músicos.

 

A cidade ainda apresenta festas tradicionais seculares, como a Festa das Cabacinhas, a Coroação da Rainha do Cacumbi, a Festa de Santos Reis e São Benedito, dentre outras. Acrescenta-se a isso, a recente apropriação das referências artísticas de Artur Bispo do Rosário, japaratubense cuja arte que produzia o tornou referencial simbólico para os cidadãos, a criação de festivais de arte, além de uma produção cultural que vem se nutrindo de sua memória artística e cultural. Além disso, entidades organizadas também são identificadas no município, a exemplo do Ponto de Cultura Caatingart e a Associação Quilombola da Comunidade Patioba, que recebeu a Certidão de autorreconhecimento, emitida pela Fundação Cultural Palmares.

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page