top of page

Primeira oficina do projeto Japaratuba em Rede é marcado pela motivação dos jovens participantes

  • japaratubaemrede
  • 27 de fev. de 2015
  • 4 min de leitura

Foto: Assessoria do projeto

A partir de hoje, 27, o município sergipano Japaratuba, região de grande riqueza cultural, contará com um reforço especial de cinquenta jovens orgulhosos de suas tradições e ansiosos em contribuir ainda mais com a preservação das manifestações culturais de sua terra. É que tiveram início as oficinas do projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’, realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras, e cujo principal intuito é proporcionar a esses jovens educação profissional no campo cultural, possibilitando que eles se tornem ainda mais preparados para contribuir com a manutenção do patrimônio cultural da cidade, além de conquistarem retorno econômico de forma sustentável.

Assim como a cultura pulsa pelas ruas de Japaratuba e de seus povoados, através de cada manifestação, de cada grupo cultural, o desejo de que ela se mantenha viva também pulsa em cada jovem presente na primeira oficina, realizada na Câmara de Vereadores do município. É assim com o jovem Natan Santos, de 19 anos, morador do povoado Badajós e integrante do Movimento Artur Bispo do Rosário. “Já sou bastante envolvido com as questões culturais daqui da cidade. A cultura de Japaratuba me enche de orgulho e o meu desejo é ajudar para que ela continue forte e apareça cada vez mais. E aqui no projeto eu acredito que vou encontrar meios de contribuir muito com a preservação dessa cultura”, afirma.

E se orgulho for a principal motivação para alcançar as metas do projeto, é possível arriscar que a juventude, principal elemento dessa ‘Japaratuba em Rede’, estará bem representada e desempenhará o seu papel de maneira satisfatória. Érica Leite Santos, de 26 anos, integrante da Associação de Moradores da Comunidade Quilombola Patioba, manifestou esse compromisso durante a oficina. “Tenho muito orgulho de ser de uma comunidade Quilombola daqui de Japaratuba. Temos uma cultura preciosa que tem que ser mantida. Resolvi fazer parte desse projeto para entender mais como eu posso fortalecer essa cultura e por isso vou me empenhar bastante”, destaca.

O primeiro encontro entre os jovens também contou com a presença de representantes da Petrobras, Luiz Roberto Dantas, gerente de Comunicação, e da técnica Zenaide Severo, que acompanhará a execução do projeto. Para Luiz Roberto, foi uma satisfação participar desse momento de abertura oficial do projeto. “Essa é mais uma ação de responsabilidade da Petrobras, que será desenvolvida através do Instituto Banese. Com certeza será uma ação que trará muitos retornos positivos para a cidade de Japaratuba e para sua população. Desejo que todos os participantes aproveitem essa iniciativa, que foi pensada com muita responsabilidade e trará importantes frutos. O Instituto Banese, instituição do Banco do Estado, e a Petrobras, duas marcas que se unem nessa ação de preservação da cultura de Japaratuba”.

Foto: Assessoria do projeto

As boas vindas aos alunos ficou por conta do coordenador geral do projeto e diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese, Marcelo Rangel. “Esse momento é muito especial porque damos o ponta pé inicial para uma caminhada de trabalhos e conquistas não só para cada um dos jovens envolvidos, mas para a comunidade de Japaratuba como um todo. O Instituto Banese fica muito satisfeito e orgulhoso de, através do patrocínio da Petrobras, e com o apoio dos demais parceiros, poder contribuir para a preservação do rico patrimônio de Japaratuba”, comemora.

Representando o município de Japaratuba, o diretor de cultura da Secretaria Municipal de Cultura, Zainton Ferreira, estimulou os jovens a aproveitarem a oportunidade. “Em nome da Prefeitura de Japaratuba, agradeço a credibilidade e a oportunidade que o Instituto Banese deposita no nosso município. Hoje é o início de uma jornada que tem tudo para dar certo para cada um desses jovens e para o nosso município”.

Foto: Assessoria do projeto

Essa jornada já teve início com muito aprendizado. A primeira oficina de Mapeamento de Identidades Culturais e Diagnóstico Participativo, conduzida pela professora Maria Augusta Mundim, foi marcada por informações que irão impulsionar o desenvolvimento do projeto. Definição de patrimônio e a necessidade de preservá-lo, identidade cultural, a relação entre cultura, patrimônio e identidade já passaram a fazer parte do universo dos participantes de forma contextualizada.

Foto: Assessoria do projeto

A professora Germana Araújo, que ministrará as oficinas de Criatividade, também fez uma introdução do que acontecerá nas próximas etapas, que serão repletas de muita criatividade e produção. A perspectiva histórica do design, elementos que representam a cultura, as possibilidades de diálogo entre o design e a cultura foram algumas das questões abordadas no primeiro encontro.

Foto: Assessoria do projeto

Encontro que para Maico Silva dos Santos, já marcou positivamente o início do projeto e serviu de incentivo para participar com dedicação. “Fortalecer essa identidade cultural que eu tenho com Japaratuba vai ser muito importante pra mim e para o município em si. Nessa primeira aula deu pra perceber que o projeto me ajudará muito nisso. Já estou me sentido orgulhoso de ver que iremos expressar o que temos de melhor. Que venham as próximas oficinas e tudo mais que faz parte do projeto”.

Foto: Assessoria do projeto

Japaratuba em Rede

O projeto tem como objetivo contribuir com a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos ancorados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.

Além do patrocínio da Petrobras, o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Japaratuba, da Ação Social Professora Elizabete, do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


 
 
 

Comments


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page