Visita Técnica em Aracaju proporciona novos aprendizados
- japaratubaemrede
- 27 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
Alunas e alunos saíram de Japaratuba na tarde de ontem, 26 de julho, em direção a Aracaju, para uma visita técnica bastante esperada. Os jovens do “Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas” vieram até a capital sergipana para conhecer lugares e pessoas de interesse para o trabalho que vem sendo realizado e fazer seus próprios contatos, passo importante para caminharem sozinhos após o projeto.
No começo da visita o grupo se dividiu em dois, Criatividade e Comunicação e Cultura Digital. O primeira seguiu em direção ao Centro da cidade para conhecer armarinhos e lojas. A ida ao comércio teve o objetivo de fazer com que eles saibam onde encontrar a matéria-prima para os seus artesanatos. “É muito importante conhecer onde comprar os produtos que são usados nas nossas peças. Essa visita vai contribuir muito com o nosso trabalho quando o projeto acabar. Agora eu sei onde comprar as linhas e agulhas, por isso poderei pesquisar e encontrar os melhores preços e produtos”, disse Claudenira, artesã da Criatividade.

O segundo grupo, de Comunicação, foi primeiro até o jornal semanal Cinform, conhecer um pouco mais da rotina do veículo. Em seguida, foi a vez de conhecer a redação do portal de internet Infonet. Para completar tiveram uma conversa com a jornalista Aline Braga e a futura jornalista Manuella Miranda sobre assessoria de comunicação. Vivenciar um pouco da prática da área foi importante para facilitar a compreensão de toda teoria repassada nas aulas. Maico Silva, integrante da equipe, ficou satisfeito com o que viu. “Essa visita fez com que tivéssemos a oportunidade de conhecer um pouco como funciona esse mundo, da comunicação e da imprensa. E, além disso, contribuiu para entender melhor tudo que a gente aprendeu na oficina”, disse Maico.

Convite para a rodada de negócios
Na segunda etapa da visita, os dois grupos se uniram e foram até a Orla de Atalaia conhecer lojas e lojistas que comercializam artesanato na Feira do Turista e no Centro de Arte e Cultura J. Inácio. A Criatividade teve a oportunidade de observar os preços e a qualidade dos produtos que são vendidos nos locais, além de observar outros produtos, o que pode proporcionar novas ideias aos artesãos.

A Comunicação ficou responsável por convidar os lojistas para a Rodada de Negócios, que vai acontecer dia 12 de agosto no Museu da Gente Sergipana às 15h. Aline Braga, instrutora de comunicação destacou a contribuição da visita para o curso. “É fundamental conhecer a estrutura e a dinâmica do Jornalismo quando pensamos em contactar a imprensa para divulgar um evento, e esse foi o objetivo quando pensamos em colocá-los frente a frente com editores, jornalistas e todas essas mãos que movimentam a comunicação. Sem falar do segundo momento, quando puderam ser intermediadores entre artesãos e lojistas, convidando para a rodada de negócios. O comunicador popular assim como o jornalista que irá receber as informações são exatamente isso, intermediadores. Foi um desafio, e eles se saíram muito bem”.

Além do aprendizado já relatado, essa ação foi elaborada com o intuito de dar continuidade à construção do Coletivo. A consultora pedagógica do projeto, Bruna Távora, destacou os resultados da visita. “Foi importante porque permitiu que eles conhecessem a cadeia produtiva de distribuição de produtos semelhantes ao que estão fazendo. Tiveram a oportunidade de tirar dúvida, conhecer e entender um pouco da dinâmica. Com o processo de finalização do projeto, a ideia é que eles tenham autonomia para desenvolver seus trabalhos, e a atividade teve essa característica”.

Comments