Japaratuba em Rede é encerrado depois de dois anos de atividade
- japaratubaemrede
- 29 de ago. de 2016
- 2 min de leitura
O último sábado, 27, no município de Japaratuba, foi dia de despedida. Após dois anos de atividades, o projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’ foi encerrado. Um encerramento marcado pelos sentimentos de satisfação e dever cumprido.

Os participantes e a equipe se reuniram no Instituto Padre Geraldo, parceiro do projeto, para avaliar os meses que estiveram juntos nas atividades. No Instituto Padre Geraldo, local escolhido para o momento, foram exibidos os quatro minidocumentários produzidos na oficina de Introdução às Técnicas de Audiovisual. ‘Entalhe em Madeira Novas Descobertas’, ‘Histórias Bordadas’, ‘Na Trilha da Palha’ e ‘Zabumbadores de Machê’ foram filmados com celular pelos participantes e editados em conjunto com o instrutor Vinícius Leite.

Após a exibição foi a vez de uma avaliação escrita das oficinas, instrutores, equipe, projeto em geral e criação do Coletivo Japaratuba em Rede. Após a avaliação escrita, os jovens tiveram a oportunidade de colocar suas impressões e citaram a importância do projeto e como fizeram amigos e cresceram durante todo o processo.

Segundo a aluna Claudenildes Anunciação, o projeto fará falta na sua rotina. “Nós aprendemos muita coisa durante esse tempo no Japaratuba em Rede. Agora somos um Coletivo e vamos lutar para continuar realizando atividades, mas o projeto vai deixar saudade”. “Foi muito bom ter a oportunidade de aprender tanta coisa”, disse Laleska, como é conhecida no projeto.

Por sua vez, Marcelo Rangel, coordenador geral do Japaratuba em Rede, destacou o desempenho dos alunos. “Os resultados reais podem acontecer a partir de agora, mas já havia sinais claros de integração, de ampliação das capacidades criativas e das possibilidades de atuação desses jovens agentes culturais. Esse encerramento foi marcante nesse sentido também e, na avaliação de que fizemos com ele, esses elementos de integração e de ampliação de conhecimento e de habilidades foi observado”, disse Rangel.

Marcelo Rangel foi presenteado pela participante Vanessa Souza, em nome do Coletivo Japaratuba em Rede, com um manto produzido durante a oficina de Criatividade. O coordenador e a instrutora Christiane Falcão entregaram kits de xilogravura e agulhas e linhas, para que possam dar continuidade ao trabalho. Depois desse momento, todos foram até a feira livre da cidade expor os produtos confeccionados no projeto.

As atividades do projeto foram encerradas, mas o Coletivo Japaratuba em Rede continua participando, produzindo e realizando ações. No dia 24 de setembro, o Coletivo estará no povoado Porteiras, também no município de Japaratuba, participando da Feira Cultural da Mangaba.
JAPARATUBA EM REDE
O projeto 'Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas' atua na integração e na educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável. A perspectiva é que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.
O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Comments