top of page

Encontro especial do Projeto Japaratuba em Rede aconteceu no Museu da Gente

  • japaratubaemrede
  • 11 de abr. de 2015
  • 4 min de leitura

Foto Assessoria do projeto

As atividades desta sexta-feira, 10, do projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’ aconteceu em um cenário diferente, mas que segundo os próprios jovens inseridos no projeto representa bem o município onde vivem. A oficina no Museu da Gente Sergipana Governador Marcelo Déda proporcionou, além do encontro entre os participantes de todos os povoados contemplados pela iniciativa, uma identificação com a própria cultura e a descoberta de manifestações culturais de outros cantos de Sergipe.

A jovem Iraildes dos Santos, do assentamento Caraíbas, foi uma dentre os jovens que se reconheceram ao encontrar elementos que representam a sua cultura. Ela ficou admirada ao ver alguns produtos artesanais e a dança do Guerreiro presentes nas instalações do museu. “É muito emocionante ver que um lugar como esse valoriza as coisas simples que tem lá no nosso município. Então, porque que a gente não valoriza também? Essa visita aqui ao Museu abre os nossos olhos para aquilo que o projeto vem dizendo sempre, que a gente tem que dar valor ao que é nosso”, afirma.

Foto Assessoria do projeto
Foto Assessoria do projeto

Além de todas essas oportunidades, o projeto, desenvolvido pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras, possibilitou um momento marcante para a jovem moradora da sede, Iale Iasmin Santos, de 18 anos. A sua primeira visita a um museu é motivo de comemoração. “Estou muito feliz em poder conhecer um museu. Além de todo aprendizado que o projeto está me dando ainda posso realizar alguns desejos como esse. Cada dia tenho mais certeza de que fiz a coisa certa participando desse projeto. Eu sei que ainda vou conquistar muitas coisas para mim e para o meu município através do projeto Japaratuba em Rede”.

Além da visita ao Museu, a vinda a Aracaju contemplou a Oficina de Percepção Criativa com a professora Germana Araújo, a eleição dos representantes de cada povoado que irão compor o Conselho Consultivo do projeto com o objetivo de auxiliar na avaliação e no monitoramento das ações do projeto, além do primeiro encontro com as facilitadoras das próximas etapas, Elma Santos e Aline Braga, que irão, respectivamente, coordenar a Produção da Mostra Cultural e facilitar a Oficina de Gestão Cultural Associativa e Participativa.

O encontro teve início com a dinâmica da Teia, na qual os jovens se apresentaram e compartilharam seus valores, experiências e expectativas ao longo do projeto. A dinâmica foi conduzida por integrantes da ação educativa do Museu da Gente e pela diretora Administrativa e Financeira do Instituto Banese, Gileide Barbosa, que transmitiu palavras de estímulo aos jovens. “Essa interligação e essa sintonia proporcionadas pela dinâmica fizeram com que cada um reconheça que é importante na construção e no sucesso dessa rede. Ela depende do conhecimento de cada um e da riqueza cultural de cada povoado. No final quem ganha é Japaratuba, os próprios jovens e suas famílias”. O momento também foi propício para a apresentação da direção do Instituto Banese e de outros membros da equipe.

Foto Assessoria do projeto

Durante a oficina de Percepção Criativa os jovens expuseram suas produções artesanais, demonstrando as habilidades e os anseios por novos aprendizados. A vassoura de palha, a peneira, o bordado e o artesanato de papel foram algumas das peças apresentadas pelos jovens. “Esse momento de hoje foi o primeiro passo para conhecer os produtos feitos pelos jovens e começar a pensar meios de estabelecer notoriedade econômica às peças para que não só em Japaratuba, mas em outros locais, elas possam trazer retorno financeiro para esses jovens e para a comunidade japaratubense em geral”.

O jovem Genilton dos Santos, do povoado Sibalde, aprovou a programação do encontro realizado no Museu da Gente. “Tudo que aconteceu na aula de hoje foi muito importante para todos nós. Primeiro porque quem não conhecia conheceu espaço maravilhoso que é o Museu e porque todos os jovens do projeto passam a se encontrar a partir de agora, depois porque a nossa participação no Conselho Consultivo mostra que somos importantes nesse processo e que a nossa opinião é realmente importante. Cada dia eu me identifico mais com o projeto Japaratuba em Rede e sinto muito orgulho em participar”, afirma.

Genilton dos Santos. Foto Assessoria do projeto

O diretor de Programas e Projetos do Instituto Banese e coordenador do projeto Japaratuba em Rede, Marcelo Rangel, destaca que a atividade diferenciada teve um papel importante na consolidação da motivação dos educandos. “Essa oportunidade de mostrar-lhes mais sobre seu parceiro institucional, que é responsável pela execução do projeto, bem como a multiculturalidade e transversalidade do ambiente com o qual desejamos conectar seus potenciais criativos fez com que os jovens se sentissem ainda mais importantes nesse processo no qual eles são os protagonistas do início ao fim. O projeto é feito por eles e para eles, suas famílias e seu município”.

Japaratuba em Rede

O projeto tem como objetivo contribuir com a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos ancorados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.

Além do patrocínio da Petrobras, o projeto conta com a parceria da Prefeitura de Japaratuba, da Ação Social Professora Elizabete, do Departamento de Artes Visuais e Design da Universidade Federal de Sergipe, do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).


 
 
 

Comments


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page