top of page

I Mostra Cultura em Rede reúne diversas manifestações culturais de Japaratuba

  • japaratubaemrede
  • 1 de jun. de 2015
  • 4 min de leitura

Foto Assessoria do projeto

O encontro mais esperado do projeto 'Japaratuba em Rede: juventude, cultura e cadeias produtivas', realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras, aconteceu na última sexta-feira, 29, em um espaço bem diferente da sala de aula, mas que proporcionou muitos aprendizados e experiências. Foi no Barracão Cultural da cidade de Japaratuba que os jovens inseridos no projeto colocaram a mão na massa e realizaram com êxito uma importante etapa: a produção da I Mostra Cultura em Rede.

Foto Assessoria do projeto

Um desafio e ao mesmo tempo uma tarefa prazerosa, foi assim que a jovem Lidinês de França definiu o processo de elaboração da mostra, que os jovens pretendem dar continuidade, realizando outras edições. "Para muitos de nós organizar esse evento foi um desafio muito grande, mas ninguém desistiu e foi até o fim, por isso deu tudo certo. Conseguimos aplicar todos os conhecimentos que adquirimos na oficina, foi um aprendizado muito importante e que iremos levar para a vida toda e quem sabe para as próximas mostras culturais. Sem falar na alegria de ver tanta gente reunida assistindo às manifestações culturais da nossa cidade em um evento feito por nós do projeto", comemora.

Exatamente como disse Lidinês, a I Mostra Cultura em Rede, fruto da Oficina de Produção Colaborativa de Eventos, foi pensada e organizada pelos próprios jovens, que decidiram em grupo o seu formato, as atrações que fizeram parte da programação, as necessidades de infraestrutura, a busca por apoios locais, as estratégias de divulgação, além de diversas outras questões que envolvem a elaboração de um evento.

Foto Assessoria do projeto

O aprendizado técnico voltado para a produção de eventos não foi o único objetivo da Mostra, que com uma programação diversificada de grupos culturais e artistas locais promoveu em Japaratuba mais uma ação de valorização do patrimônio cultural da cidade. A coordenadora do grupo Pastoril de Forges declara sua satisfação em participar da iniciativa. "Quando a gente vê a juventude envolvida com a cultura do nosso município a gente tem mais é que apoiar. O pastoril não podia ficar de fora dessa ação de valorização da nossa cultura promovida pela juventude. O projeto está de parabéns e pode ter certeza que terá o nosso apoio quando precisar. Foi um prazer participar desse cortejo lindo pelas ruas da nossa cidade".

Foto Assessoria do projeto

Além do Pastoril, o cortejo folclórico contou com o Samba de Roda de Patioba, grupo de Pífano de São José e o Maculelê da Sede de Japaratuba. Já no Barracão Cultural ocorreram apresentações de dança dos grupos Vênus e Sensação do Momento; teatro Canudos em Movimento; Quadrilha Cangaceiros da Boa; Zé da Toada; show musical com Décio Nunes, Catadoras de Mangaba; declamação de poesia, além de exposição e comercialização de artesanato e culinária regional. Dona Raimunda dos Santos, que expôs os produtos da Casa do Bolo Doce Lar, do povoado Caraíbas, disse que participar do evento foi mais uma oportunidade de divulgar os produtos feitos na Casa do Bolo. "A gente não perde uma chance de mostrar os nossos produtos, por isso agradecemos o convite. Além de divulgar e vender, a gente se divertiu muito nessa festa".

Foto Assessoria do projeto

Para o público presente, além de diversão, a Mostra representa uma grande contribuição para a cultura japaratubense. "A realização dessa mostra por jovens daqui de Japaratuba é uma maravilha e acima de tudo engrandecedora. Precisamos de iniciativas como essa que reúnam as nossas manifestações e que estimulem a valorização do que é nosso. São em momentos como esse que conseguimos envolver mais jovens, mostrando pra eles que o que temos aqui merece ser valorizado e que ele é peça fundamental para isso acontecer", destaca Rafaela Teles, idealizadora do Movimento Afro 13 de Maio.

Foto Assessoria do projeto

O secretário de Cultura de Japaratuba, Robson Rodrigues, prestigiou o evento e falou da importância de ações como essa. "A Secretaria de Cultura de Japaratuba entende essa mostra como mais uma celebração da nossa cultura. Cada vez que reunimos os nossos grupos folclóricos e nossos artistas é motivo de comemoração porque eles passam pra gente a grandiosidade da cultura japaratubense. Por isso parabenizamos o projeto Japaratuba em Rede e os jovens participantes por essa mostra, e para a Prefeitura é um prazer ser parceiro dessa iniciativa". A Prefeitura de Japaratuba também esteve representada no evento pelo Secretário de Juventude, Tiago Nascimento.

A I Mostra Cultura em Rede contou com o apoio local do Supermercado Irmão Jesus, Chorão Depósito de Bebidas, Edézio Rocha, Juca da Padaria, Casa Rocha, Casa Araújo, Vereador Monteiro, Vereador Edgar, Vereador Zizinho e Vereador Luciano Acciole.

Foto Assessoria do projeto

Cartografia Cultural

Durante a primeira Mostra Cultura em Rede foi lançada a Cartografia Cultual do município, que já é um primeiro resultado do projeto, obtido na Oficina de Mapeamento de Identidades e Diagnóstico Participativo, ministrada pela Professora Dra. Maria Augusta Mundim. A cartografia é um mapeamento das potencialidades do patrimônio cultural da cidade elaborado pelos jovens a partir das referências e vivências com suas expressões artísticas e culturais. Os elementos da cultura japaratubense apresentadas na cartografia foram obtidas durante conversas e atividades realizadas na Oficina de Mapeamento.

Para a jovem Graziele Francisca dos Santos, a cartografia cultural é mais uma conquista importante. "Essa cartografia mostra a nossa participação na oficina e o quanto nós sabemos do nosso município, mas também foi nessa oficina que começamos a sentir mais orgulho ainda da nossa cultura. Agora queremos que as pessoas da nossa cidade também conheçam esse levantamento e também sintam orgulho do que temos aqui", comemora.

Japaratuba em Rede

O projeto Japaratuba em Rede, realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras, conta com a parceria da Prefeitura de Japaratuba, da Universidade Federal de Sergipe, do Senac, Sebrae e da Ação Social Professora Elisabete. O objetivo é contribuir com a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos ancorados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável. A perspectiva é que os jovens inseridos no projeto possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para eles mesmos e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.


 
 
 

Comentarios


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page