Projeto Japaratuba em Rede inicia qualificação profissional em Gestão Cultural
- japaratubaemrede
- 8 de jun. de 2015
- 2 min de leitura

Após a realização da I Mostra Cultura em Rede, organizada pelos jovens inseridos no Projeto 'Japaratuba em Rede: juventude, cultura e cadeias produtivas', é hora de aperfeiçoar os conhecimentos e as experiências tendo como parâmetro os acertos e erros do primeiro evento realizado pela equipe e iniciando uma etapa de qualificação profissional na área. E para facilitar esse processo de aprendizados, a jornalista e produtora cultural, Aline Braga, juntou-se ao projeto para ministrar a Oficina de Gestão Cultural Associativa e Participativa.
No primeiro encontro, realizado na manhã do último sábado, 06, Aline ouviu as observações dos jovens em relação ao processo de produção da Mostra Cultura em Rede e explicou em que consistirá a Oficina de Gestão Cultural. Na ocasião, os jovens se aprofundaram em alguns conceitos, a exemplo de Cultura e Gestão, assistiram vídeos com abordagem voltada para a temática da diversidade cultural e foram estimulados a pensar uma gestão cultural bem estruturada na prática, que englobe as principais atividades, metas, comunicação e avaliação de resultados. "Essa oficina ajudará vocês a entenderem melhor o porquê da gestão cultural na realização de eventos, como as coisas acontecem no processo de produção, durante e depois do evento, e como as mais diversas questões podem ser resolvidas", afirma Aline.

Esses ensinamentos auxiliarão no crescimento profissional de jovens que, como Maico Silva, já realizam eventos culturais. Para Maico, que há dois anos promove o '100% Rodagem' no bairro em que mora na cidade de Japaratuba, a oportunidade ampliará seus conhecimentos. "Essa oficina é muito importante pra mim na medida em que proporciona a ampliação e construção de novos conhecimentos e experiências, de forma a facilitar o processo de organização para que o projeto desejado seja realizado com sucesso. Cada nova sugestão abre novos caminhos que transformam nossos objetivos em realidade e nos dá mais equilíbrio profissional", enfatizou Maico, que também promove eventos junto à Casa da Juventude, também em Japaratuba.
O Projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas é uma realização do Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras, além de contar com a parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Prefeitura Municipal de Japaratuba e Ação Social Professora Elisabete.
Comments