Músico da banda The Baggios troca experiências com jovens do Japaratuba em Rede
- japaratubaemrede
- 4 de jul. de 2015
- 2 min de leitura

Para estimular um maior entendimento e reflexão sobre os conteúdos discutidos durante a oficina de Gestão Cultural, a facilitadora Aline Braga levou o músico Júlio Andrade, mais conhecido como Julico, guitarrista e produtor da banda The Baggios, para compartilhar com os jovens participantes do projeto um pouco de sua experiência enquanto gestor do grupo musical. Num bate papo muito proveitoso, os jovens e a equipe do Japaratuba em Rede conheceram uma história musical rica em ideias, persistência e conquistas. O encontro aconteceu na manhã do dia 27 de junho, na Câmara de Vereadores de Japaratuba.
Para Aline, a presença e o depoimento de Julico foram muito importantes por tudo que ele representa na música sergipana e, principalmente, pelo papel que ele cumpre dentro de sua própria banda. “Julico é admirável e, como poucos, além de músico e compositor, é um gestor comprometido com a evolução da The Baggios. O fato de ele ter aprendido isso durante a caminhada de 10 anos da banda e hoje viver de música é uma experiência que tem tudo a ver com o que estamos tratando na oficina de Gestão Cultural. Ele pôde passar para os jovens sua aprendizagem sobre contratos, projetos colaborativos, referências da cultura local e, principalmente, sobre ter estratégias para alcançar metas. Todos nos sentimos bastante contemplados com a vinda dele”, avaliou Aline.
O Jovem Delton Jones Gonçalves, participante do projeto, contou que ficou impressionado com a maneira com a qual o músico construiu sua carreira e comandou a banda. “O cara é muito inteligente. Tem uma visão de futuro, comandou muito bem a trajetória da banda, sempre pensando no melhor para o grupo. Hoje eu ouvi ideias inspiradoras que vão ser importantes para mim, não só aqui nas atividades do Projeto Japaratuba em Rede, mas também em outros projetos que penso em tomar pra minha vida”, disse Delton.

Ao final da conversa, Júlio relatou, muito satisfeito, o quanto é importante plantar sementinhas de bons exemplos para jovens que estão iniciando os trabalhos como gestores culturais. “Poder passar a minha experiência como gestor e produtor cultural na Baggios é muito gratificante. Esses jovens estão começando no ramo e essa troca de experiências é importante para o futuro profissional deles. Então eu tentei passar tudo de produtivo que fiz e vivi enquanto músico, espero que eles tenham absorvido pelo menos um pouco do que foi dito por mim e que esse pouco possa ajuda-los no futuro”, expressou o músico.
O objetivo da Oficina de Gestão Cultural é capacitar os jovens do município de Japaratuba para que se tornem capazes de planejar e gerir projetos que se materializam em programas e atividades culturais, a partir de planejamento. O Projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas tem o patrocínio da Petrobras e é realizado pelo Instituto Banese com as parcerias da Prefeitura Municipal de Japaratuba, Universidade Federal de Sergipe, Senac, Sebrae, Ação Social Professora Elisabete, Câmara de Vereadores de Japaratuba e vereador Luciano Acciole.
Commenti