top of page

Oficina de Introdução à Gestão Cultural é finalizada no projeto Japaratuba em Rede

  • japaratubaemrede
  • 18 de jul. de 2015
  • 2 min de leitura

Foto Assessoria do projeto

Na última sexta-feira, dia 17, foi finalizada a oficina de Introdução à Gestão Cultural, ministrada pela jornalista e produtora cultural Aline Braga no Projeto 'Japaratuba em Rede: juventude, cultura e cadeias produtivas'. Introduzindo alguns conceitos básicos importantes para que os participantes do projeto atuem na economia da cultura, as aulas trouxeram um pouco do que é cultura, o que é gestão e o que é gestão cultural.

Foto Assessoria do projeto

Entre teoria e prática a oficineira teve encontros dinâmicos com os jovens, trazendo informações numa linguagem mais acessível. Noções de mercado e economia também foram repassadas, com uma abordagem mais apropriada para o projeto, trabalhando com o cotidiano e apresentando situações que possivelmente eles irão vivenciar, pensando à princípio num contexto de Japaratuba e Sergipe.

Foto Assessoria do projeto

Dentro das aulas apresentadas nesta oficina, alguns vídeos foram exibidos com o intuito de fomentar discussões acerca dos assuntos abordados. Na prática, os jovens participaram da atividade intitulada 'Banco do Tempo', que consistiu em uma divisão em grupos, onde cada grupo tinha uma habilidade e oferecia serviços ao outro grupo sem a utilização de recurso financeiro. "O 'Banco do Tempo' foi uma forma de trabalhar a noção de rede colaborativa com os participantes do projeto. Uma alternativa de fazer cultura através de permutas, sem a necessidade de pagamentos. Trouxe para eles essa proposta para que pudéssemos simular dentro da sala de aula como formar essa rede colaborativa, que era o nosso principal objetivo", disse Aline Braga. A oficineira completou pontuando que já é possível observar a consciência dos jovens sobre sua importância no processo de construção de rede ao longo do projeto.

Além de finalizar o trabalho do 'Banco do Tempo', a jornalista fez um resumo dos temas trabalhados durante esta etapa do projeto e ouviu as expectativas para as próximas fases. Para avaliar o nível de comunicação entre eles, tendo em vista que foi um dos eixos discutidos na oficina, Aline fez uma dinâmica do telefone sem fio, que possibilitou uma reflexão sobre a importância da comunicação ideal em um trabalho em rede.

Foto Assessoria do projeto

A jovem Carliene Correia, que faz parte do movimento das 'Catadoras de Mangabas', do povoado Porteiras, destacou o quanto a oficina foi produtiva. "A oficina de Introdução à Gestão Cultural fez com que pudéssemos nos familiarizar com assuntos desconhecidos. O exercício do Banco do Tempo, por exemplo, se colocado em prática pode fazer com que serviços que necessitamos sejam oferecidos sem a utilização financeira. Espero absorver mais conteúdo, principalmente para poder repassar para os outros participantes do meu grupo".

O Projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas é uma realização do Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras, além de contar com a parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Prefeitura Municipal de Japaratuba, Câmara Municipal de Japaratuba e Ação Social Professora Elisabete.


 
 
 

Comments


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page