Senac realiza aula inaugural com jovens do Projeto Japaratuba em Rede
- japaratubaemrede
- 19 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Aconteceu na última sexta-feira, 14 de agosto, a aula inaugural dos cursos profissionalizantes do Senac ofertados aos jovens do Projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas. Essa é uma ação de parceira já prevista no Projeto, que irá beneficiar 54 jovens com os cursos de Serigrafia e Xilogravura durante o período de 2 meses.
Dando início à aula, a instrutora do Senac, Ismênia Lima, apresentou exemplos de perfis de profissionais. O proativo, aquele profissional dedicado que se preocupa sempre em trabalhar bem e dar o seu melhor e o relativo, que faz sempre o básico que sua profissão exige. Ao fim, a instrutora destacou a boa impressão deixada pelos alunos. "O jovem por si só já é muito proativo e aqui pude perceber muita gente que tem esse perfil. Eles participaram bastante, fui muito bem recebida em olhares e em abraços. Sobre o conteúdo, é muito importante que o jovem conheça e se reconheça nesses dois perfis. Além disso, mostrei os melhores caminhos e como se comportar em um ambiente, seja ele de trabalho ou familiar. É bom mostrar isso porque muitos jovens as vezes só precisam de um empurrãozinho", ressaltou a instrutora.

Continuando a conversa, o professor do Curso de Serigrafia, Bomfim da Capoeira, que também é japaratubense e envolvido nos movimentos culturais da cidade, disse que o momento é muito especial para os jovens do Projeto. "O curso que eu vou ministrar é o de Serigrafia que consiste na arte de fazer estamparias, principalmente em camisas. Esse aprendizado pode ajudá-los a trilhar um caminho. Por isso é um prazer ensinar essa arte com a qual eu trabalho a tanto tempo para pessoas tão interessadas como as que eu encontrei aqui", enfatizou.
Para Maico da Silva Santos, participante do Projeto e aluno do curso de Serigrafia, essa foi uma oportunidade de dar continuidade a um aprendizado que ele havia deixado incompleto no passado. "Eu comecei a fazer esse curso de Serigrafia há um tempo atrás em outra oportunidade, infelizmente não deu para terminar, mas agora vou aproveitar essa nova chance e terminar para o que comecei. Quero sair sabendo produzir diversas estamparias”, contou Maico.

No caso do jovem Carlos Antônio Ferreira, aluno do curso de Xilogravura, o seu interesse pela "arte de desenhar em madeira" é atribuída a um artesão que ele conheceu em Canudos, cidade do sertão baiano, e que trabalhava com a Xilogravura. "Tive o prazer de conhecer essa arte em Canudos e fiquei fascinado com a representação de símbolos e objetos característicos do nosso Nordeste que estavam reproduzidos na madeira. Penso que aqui poderemos trabalhar também elementos característicos da nossa cultura, como a quadrilha, a cabacinha, Arthur Bispo do Rosário, Dona, entre outros elementos marcantes da nossa terra", enfatizou Carlos.

Na ocasião, estiveram presentes, além dos representantes do Senac, Ismênia Lima, Edvaldo Fontes e o professor do Curso de Serigrafia, Bomfim da Capoeira, os representantes de outras parcerias do Projeto, Denilton Cardoso da Ação Social Professora Elisabete (ASPE) e Tiago Nascimento da Secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Japaratuba (SEJEL). O Japaratuba em Rede é um projeto realizado pelo Instituto Banese com patrocínio da Petrobras com a parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, ASPE, Câmara Municipal de Vereadores e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Comentários