top of page

Oficina de Criatividade estimula habilidades dos jovens inseridos no Japaratuba em Rede

  • japaratubaemrede
  • 26 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

Desenhos, pinturas e costuras marcaram o encontro da última semana, 21 e 22 de agosto, no Projeto Japaratuba em Rede, dando continuidade à Oficina de Criatividade com a artista plástica Cláudia Nên. Tudo foi pensado e desenvolvido dentro da vivência e cultura de cada grupo, da qual os alunos devem extrair elementos característicos e aplicar num manto inspirado no "Manto de Apresentação" do famoso artista japaratubense, Arthur Bispo do Rosário.

A Oficina foi iniciada com uma conversa informal, na qual a Cláudia Nên explicou os objetivos e como os encontros serão encaminhados. "Inicialmente discutimos quais os elementos encontrados no manto do Arthur Bispo do Rosário e depois falamos sobre os possíveis elementos e as formas de aplicar e confeccionar sobre o manto de lona que foi distribuído para cada grupo. A oficina está sendo desenvolvida inicialmente com desenho, depois utilizaremos a pintura, e por fim com a aplicação de objetos, linhas e outros elementos, desde que esses elementos façam parte da vida desses jovens. Tudo está sendo pensado e desenvolvido dentro da vivência e cultura de cada grupo. Acredito que dentro do exercício do fazer, da variação de técnicas e imagens, possamos orienta-los diante do que eles têm de mais rico, ou seja, a sua cultura", explicou a oficineira.

Para os jovens, a ideia abordar aspectos da cultura local para produzir um manto inspirado na criação de Bispo é desafiador, porém muito instigante. "Eu estou achando muito interessante essa ideia de produzir um manto de Artur Bispo do Rosário, mais ainda porque iremos produzir de acordo com as referências do lugar onde moramos, a referência da nossa cultura. Essa ideia de reutilizar fitas, botões, e outros utensílios que nós temos em casa para produzir um manto de acordo com nossas referências é o mais legal, porque assim nós podemos reutilizar materiais que estavam jogados em casa. Espero desenvolver nesta oficina habilidades que eu talvez já tenha, mas ainda não utilizo, e outras que ainda posso aprender", relatou Danilo dos Santos Nunes, participante do Projeto.

Já a jovem Graziele Francisca dos Santos, também do Japaratuba em Rede, conta que além de desafiador e instigante, a oficina é uma oportunidade de aprendizado. " Achei esse começo de oficina muito produtivo, é muito legal essa ideia de utilizar elementos da nossa cultura na produção deste manto. Através dessa atividade estou começando a identificar e aprender mais alguns elementos de grupos daqui do meu município que eu conhecia pouco. Apesar de eu não saber desenhar, estou me surpreendendo com as minhas habilidades manuais através desta atividade. Quero poder aprender mais", enfatizou Graziele.

No andamento da oficina será avaliado e identificado o melhor caminho para que cada jovem continue trabalhando com esses fazeres e retratando sua cultura, seja através da pintura, do desenho ou de outras técnicas. O Projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas, é uma realização do Instituto Banese com patrocínio da Petrobras. A Universidade Federal de Sergipe, o Sebrae, o Senac, a Ação Social Professora Elisabete, a Prefeitura Municipal de Japaratuba e a Câmara Municipal de Vereadores são parceiros da iniciativa.


 
 
 

Comments


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page