top of page

Oficina de Comunicação produz a primeira edição do jornal ‘Japa Cultura’

  • japaratubaemrede
  • 27 de out. de 2015
  • 2 min de leitura

Comunicação é uma das vertentes dessa nova etapa do Projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas, iniciada há cerca de um mês juntamente com as oficinas de Criatividade e Gestão Cultural. Após diversas orientações, debates e exercícios, surge o primeiro produto da oficina: a edição número um do jornal ‘Japa Cultura: Identidade e Diversidades Culturais’.

Produzido por um grupo de participantes do projeto e sob a orientação da jornalista e oficineira Aline Braga, o jornal traz informações diversas sobre o que acontece no projeto. Através dele, o leitor poderá conhecer a proposta do do Japaratuba em Rede; os jovens que integram a iniciativa; os seus realizadores, patrocinadores e parceiros; além de ficar por dentro das oficinas e cursos oferecidos, a exemplo dos de serigrafia e xilogravura, realizados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

O processo de produção do jornal trouxe para os participantes da oficina um pouco da rotina da redação de um jornal. Ao dividir o grupo e delegar funções a cada um dos jovens, foram surgindo produtores, redatores, revisores, e editores de fotografia. A instrutora Aline Braga, responsável pela metodologia aplicada, ficou muito satisfeita com o resultado. “Eles se empenharam bastante. Sempre espero 100%, mas fui surpreendida com alguns olhinhos que brilharam mais do que eu imaginava. Foi uma oportunidade também de descobrir talentos, eles gostaram de fazer e tiveram a curiosidade de aprender mais. O resultado foi bem bacana e acredito que todo mundo aprendeu um pouco”, disse Aline.

Os primeiros leitores dessa edição foram os colegas do projeto inseridos nos grupos de gestão cultural e criatividades, os oficineiros Ivan Massafret e Cláudia Nên e toda a equipe do Japaratuba em Rede. O agente local do projeto, o estudante de jornalismo Whagner Alcântara, ficou impressionado com o jornal. “Fiquei impressionado com o resultado, o jornal ficou muito legal. É a prova do esforço e dedicação deles ao entrevistar, transcrever, editar, fotografar, produzir e principalmente de trabalhar em equipe. Acredito que a oficina de comunicação dará outros frutos interessantes”, destaca Whagner.

Esta edição do ‘Japa Cultura’ é a primeira de muitas produções que irão resultar da oficina de comunicação. A jovem Marivânia dos Santos, uma das produtoras, ficou muito feliz com a experiência. “Foi muito interessante essa oportunidade de participar da produção de um jornal. A oficina de comunicação tem me surpreendido cada dia mais. Foi muito bom todo esforço para ver esse jornal pronto”, afirma. Já Genilton dos Santos expressou sua satisfação dizendo que está na oficina certa. “Essa experiência foi inesquecível. Poder produzir e ver o resultado do nosso trabalho é muito gratificante. Estou muito satisfeito com a minha escolha de oficina, acredito que eu nasci para a comunicação”, completou Genilton.


 
 
 

Comments


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page