Japaratuba em Rede participa da 4ª Feira Cultural das Catadoras de Mangaba
- japaratubaemrede
- 17 de nov. de 2015
- 2 min de leitura
No próximo sábado, 21, às 15h, será realizada no Povoado Porteiras, no município de
Japaratuba, a 4ª feira Cultural das Catadoras de Mangaba. A Feira tem o objetivo de fortalecer o reconhecimento da cultura extrativista, reunindo os saberes tradicionais das Mulheres Extrativistas de Sergipe e divulgando os sabores dos alimentos produzidos pelas mangabeiras na comunidade de Porteiras. E este ano o evento contará com a participação dos jovens do projeto 'Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas'.
Separados em equipes de comunicação, gestão e criatividade, os jovens irão trocar experiências e farão da feira um espaço de aprendizagem a partir de ações culturais que já acontecem na cidade onde vivem. Na 4ª feira Cultural das Catadoras de Mangaba, os jovens atuarão na cobertura do evento, proporcionarão ao público sessões de cinema, além de realizarem uma mostra dos produtos que estão sendo confeccionados ao longo da oficina de Criatividade e que farão parte da linha de produtos a ser lançada pelo projeto.
A 4ª edição da Feira Cultural terá início com uma missa, exposição e comercialização dos produtos da região e apresentações de grupos culturais, como o Maculelê, São João na Roça e Pastoril. A Feira é uma realização das Catadoras de Mangaba do Povoado Porteiras e dentre os apoiadores estão a Prefeitura Municipal de Japaratuba, o projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas, o Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial, os grupos Baixo São Francisco e Cantinho da Roça, e a Rede Sergipana de Agroecologia.
Japaratuba em Rede
O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.
O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Associação Quilombola do Povoado Patioba, Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Comentarios