top of page

Feira Cultural das Catadoras de Mangaba é espaço de aprendizado para jovens do Japaratuba em Rede

  • japaratubaemrede
  • 23 de nov. de 2015
  • 4 min de leitura

Realizada no último sábado, 21, no povoado Porteiras, no município de Japaratuba, a 4ª Feira Cultural das Catadoras de Mangaba reuniu um público diversificado, e contou com a participação dos jovens do projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas. Divididos em equipes de comunicação, gestão e criatividade, os meninos e meninas que participam do projeto realizaram atividades diferentes dentro da feira.

O Japaratuba em Rede foi convidado a participar da Feira através de Sashi Duarte, que faz parte do Núcleo de extensão em Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal de Sergipe, um dos apoiadores do evento. Segundo ele a ideia de rede do projeto tem tudo a ver com a Feira Cultural. "A Feira Cultural das Catadoras de Mangaba finalizou a Caravana Agroecológica e Cultural do Baixo São Francisco que é organizada pela Rede Sergipana de Agroecologia junto com os territórios da cidadania. E ao ver o trabalho desenvolvido no Japaratuba em Rede, valorizando a cultura local, achamos que eles participarem da Feira seria genial, afinal ela se propõe a envolver toda essa cultura", completou Sashi.

A Feira Cultural teve o objetivo de fortalecer o reconhecimento da cultura extrativista, reunindo os saberes tradicionais e divulgando os sabores dos alimentos produzidos pelas mangabeiras na comunidade de Porteiras. Além da exibição e comercialização dos produtos das Catadoras de Mangaba, o evento trouxe apresentações culturais de grupos como O Pastoril, o São João na Roça e o Maculelê, um missa na igreja do povoado, e atividades realizadas pelos jovens do Japaratuba em Rede, como a exibição de filmes para as crianças, e a exposição dos produtos que estão sendo confeccionados na oficina de criatividade.

Os oficineiros do projeto, Cláudia Nên, de criatividade, Ivan Massafret, de gestão, e Aline Braga, de comunicação, trouxeram um pouco do que se propõe suas oficinas para dentro da Feira Cultural. "Nós exibimos filmes para o público infantil, e utilizamos a organização e a estrutura da Feira para aprendermos um pouco mais sobre como é a gestão de um evento como este. Foi importante essa oportunidade porque eles puderam observar os problemas e as dificuldades dessa organização", disse Ivan. Cláudia Nên comentou que essa primeira exibição dos produtos fez com que eles tivessem uma primeira resposta do público, e pudessem entender um pouco como é o processo de comercialização.

A equipe de comunicação participou realizando a cobertura do evento, através da produção de vídeos, fotografias e entrevistas. De acordo com a oficineira Aline Braga, os jovens utilizaram essa oportunidade como um grande exercício para a cobertura que será realizada em janeiro quando participarão do Festival Arthur Bispo do Rosário. "Passei orientações para eles sobre que informações colher, do que era importante ser registrado. E agora o olhar deles sobre o evento será mostrado no Japa Cultura Online, onde teremos galerias de fotos, de vídeos e entrevistas sobre o evento", completou Aline.

A jovem Lindinês de França, participante da oficina de criatividade, ficou encantada com a oportunidade de mostrar pela primeira vez os produtos que estão sendo feitos por eles. "O entusiasmo é o primeiro sentimento que surge diante de uma oportunidade como esta. Nós estamos começando a criar, e ver que o nosso trabalho chama a atenção das pessoas é muito gratificante", disse Lindinês. Bonecas de pano, tapetes, bonecos de papel machê, panos de prato bordados e tantas outras peças que estão sendo produzidas pelos jovens deixou o público admirado e bastante interessado em adquirir.

A comunicação fez seu papel de maneira exemplar, captando imagens importantes e dando voz aos participantes da Feira. O jovem Genilton dos Santos ficou muito satisfeito com o trabalho realizado por ele e seus colegas. "Essa oportunidade fez com que nós pudéssemos aprender na prática toda a teoria das aulas de comunicação. E na prática tudo é muito mais interessante. Ter a chance de entrevistar as pessoas é muito legal e em janeiro com certeza faremos um trabalho melhor ainda", disse o jovem.

As Catadoras de Mangaba do Povoado Porteiras estavam felizes em ver a participação do Japaratuba em Rede em seu evento. "Trazer o Japaratuba em Rede para a nossa Feira Cultural é mais uma oportunidade de unir as ações culturais do nosso município, ainda mais porque existem catadores de mangaba que fazem parte do projeto. Estamos felizes com mais essa parceria e queremos cada vez mais tê-los por perto para mostrarmos juntos a cultura do nosso município", falou a presidente da Associação das Catadoras de Mangaba do Povoado Porteiras, Jaqueline Moura.

A Feira foi uma realização das Catadoras de Mangaba do Povoado Porteiras com o apoio da Prefeitura Municipal de Japaratuba, do projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas, do Núcleo de Extensão em Desenvolvimento Territorial da Universidade Federal de Sergipe, Cantinho da Roça, Rede Sergipana de Agroecologia e Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis.

Japaratuba em Rede

O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.

O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Associação Quilombola do Povoado Patioba, Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.


 
 
 

Comentarios


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page