top of page

Felicidade, satisfação e descontração marcam o fim do ano no projeto Japaratuba em Rede

  • japaratubaemrede
  • 15 de dez. de 2015
  • 4 min de leitura

Na manhã do último sábado, 12, participantes, equipe, parceiros e a comunidade em geral comemoraram o fim de ano no projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas. Um ano de muitas descobertas, aprendizados e troca de experiências, que envolveu uma série de facilitadores e visitantes os quais ajudaram na construção do objetivo maior do projeto, que é integrar a juventude do município dando a eles novas perspectivas de vida através da cultura.

“É impressionante como simbolicamente podemos ver o crescimento desses jovens. A abertura do olhar, a mudança na forma de ver o mundo, a cultura, a comunicação e a gestão cultural. Todos os relatos mostram como eles mudaram a maneira de se relacionar uns com os outros e agora se integram mais. Estamos satisfeitos por estar conseguindo os objetivos do projeto. A possível geração de renda e a possibilidade de contribuir para vitalidade cultural do município são nossas metas e o ano que vem nossa missão é aprimorar tudo isso. Aprimorar os produtos e as ações, continuando sobretudo a enriquecer ainda mais a visão deles sobre o mundo, sobre a cultura e sobre si mesmo”, disse Marcelo Rangel, coordenador geral do projeto Japaratuba em Rede.

A manhã começou com uma grande roda na Câmara de Vereadores de Japaratuba, onde as vozes da juventude da cidade foram ouvidas e os frutos do projeto foram mostrados. Os três grupos, Comunicação e Cultura Digital, Gestão Cultural e Criatividade, contaram um pouco das experiências vividas ao longo desses meses e o que irão construir em janeiro na 2ª Mostra Cultura em Rede. Eleildes dos Santos, do grupo de Criatividade, que tem como facilitadora a artista plástica Cláudia Nên e a colaboração de Ilma Santos, mostrou com orgulho os produtos feitos com a palha. “Desde o começo do projeto eu tenho aprendido tanto, e agora na oficina de Criatividade estou podendo colocar meu trabalho em prática com novas técnicas. Me encontrei na produção dessa linha de produtos e espero que ano que vem tudo seja ainda melhor”, comentou Eleildes.

Os atuais facilitadores do projeto, Ivan Masafret, Aline Braga, Cláudia Nên e Ilma Santos, também contaram um pouco do que vem sendo feito nas oficinas, além de falarem sobre como os jovens participantes têm surpreendido ao longo dos meses. “Neste tempo que estamos facilitando essas oficinas podemos observar um grande crescimento, principalmente no sentido interpessoal. O silêncio do início e a timidez diminuíram bastante e agora eles se expressam muito melhor. O grande desafio era fazer com que entendessem o que estão fazendo, e estamos conseguindo isso. Acredito que ano que vem o processo vai ser cada vez mais gratificante. Gosto muito de trabalhar no projeto Japaratuba em Rede e creio que minhas colegas compartilham da mesma ideia. Me surpreendo a cada dia”, falou Ivan Masafret, facilitador do grupo de Gestão Cultural.

Elker Moura, integrante da equipe de Gestão Cultural compartilhou com os presentes as experiências vividas nos últimos meses. “Eu aprendi bastante durante essa jornada Japaratuba em Rede, principalmente nesta segunda etapa, quando comecei a me dedicar mais a Gestão Cultural. Quero participar cada vez mais, principalmente porque a oficina vai me ajudar na gestão da quadrilha da qual faço parte. Tenho tirado várias dúvidas e estou ansioso para a 2ª Mostra Cultura em rede”, disse Elker. Claudilene Feitosa é mais uma que se destacou no projeto depois da divisão em grupos. “Me encontrei na oficina de Comunicação e Cultura digital. O ano foi maravilhoso e não podia ter acabado de melhor maneira. Em janeiro continuaremos a colocar em prática todo o aprendizado desses meses de projeto”, disse Claudilene.

O clima de descontração tomou conta do último dia de projeto em 2015, proporcionando muita conversa, registros fotográficos, abraços e mais integração. Nossos parceiros mais uma vez marcaram presença, como Denilton dos Santos da Ação Social Professora Elisabete (ASPE), feliz por estar de novo participando dos eventos do Japaratuba em Rede. “Esse projeto é importante principalmente porque a juventude está se envolvendo, tanto da sede como dos povoados, o que é um sinal de que está dando certo. Nossa associação tem o prazer de ser incentivadora de iniciativas deste tipo”, disse Denilton. A manhã foi finalizada com a entrega dos certificados dos cursos profissionalizantes de Serigrafia e Xilogravura, ministrados pelos instrutores Bonfim da Capoeira e Elias Santos, e ofertadas pelo Senac para os participantes do projeto.

Japaratuba em Rede

O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.

O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.


 
 
 

Comments


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page