II Mostra Cultura em Rede começa em Japaratuba
- japaratubaemrede
- 6 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
Com início na tarde da última segunda-feira, dia 04, a II Mostra Cultura em Rede trouxe novidades para a programação do Festival Arthur Bispo do Rosário deste ano. Pegadas de spray e a #culturaemrede pintadas no chão das ruas de Japaratuba indicam ao público o caminho para se chegar ao Centro Social Dona Janoca onde acontecem as atividades da II Mostra. O primeiro dia foi maracado pela abertura da exposição ‘Cultura em Rede’, com produtos confeccionados na oficina de Criatividade do projeto, além de quadros e esculturas de artistas sergipanos. Outra atividade que também está foi lebada para o Festival pelo projeto Japaratuba em Rede foi a BiblioSesc, biblioteca volante do Serviço Social do Comércio (SESC), estacionada na Praça da Matriz, com livros disponíveis para leitura.

No dia 05, terça-feira, as atividades continuaram com a participação da equipe de Gestão Cultural na III Jornada de Estudos Arthur Bispo do Rosário. Elker Moura e Acácia de França, apresentaram a pesquisa ‘Hábitos e Gostos Culturais’, produzido na oficina de Gestão Cultural. Segundo Elker, a pesquisa foi uma oportunidade de conhecer um pouco mais a população de Japaratuba no aspecto cultural. “Descobrimos o que as pessoas de Japaratuba gostam de fazer quando o assunto é cultura e a partir daí passamos a entender melhor o que devemos fazer para que estas pessoas participem dos eventos culturais. E estar aqui hoje compartilhando esse nosso trabalho é muito importante”, completou Elker.

Dentre o público dessas atividades estava um grupo de jornalistas de diferentes veículos de comunicação. Trazidos pela equipe de Comunicação e Cultura Digital do projeto, eles integraram o FAM TOUR que teve como objetivo acompanhar as atividades realizadas no segundo dia da mostra e conhecer aspectos da história e da cultura de Japaratuba, adquirindo assim mais informações para difundir a cidade e seu patrimônio cultural. A jornalista Tati Melo, do jornal Cinform, estava encantada com a oportunidade de sair da redação e vivenciar uma pauta como esta. “A II Mostra Cultura em Rede está muito legal, a programação diversificada e a ideia de trazer esta exposição para o Festival de Artes faz todo sentindo, fiquei encantada com tudo que vi”.
E foi de um jeito bem descontraído que a população do município foi convidada para participar das atividades. Vestidos com os mantos inspirados no manto de Arthur Bispo do Rosário, produzidos por eles na oficina de Criatividade, e cantando músicas da cultura popular de Japaratuba, ele realizaram mini corejos pelas ruas da cidade. O convite, seja através de folder, carro de som, redes sociais ou cortejos, atraiu um público formado por crianças, jovens, adultos e idosos, moradores de Japaratuba e de outros lugares, que se encantaram com o trabalho realizado pelo Japaratuba em Rede nesses dias de festival.

A professora universitária, Lourdes Maceno, que mora em Fortaleza, disse que o trabalho realizado por esses jovens a deixou impressionada. “É muito interessante olhar para estes produtos e ver as referências culturais do município de Japaratuba. A Mostra Cultural e o projeto são fantásticos, é muito interessante ver a juventude participando ativamente de eventos como este”, completou a professora. Vanessa Santos, participante do projeto, estava feliz com a oportunidade de mostrar mais uma vez os produtos. “É muito bom ver as pessoas perguntando e querendo saber mais sobre o nosso trabalho. Essa segunda Mostra está ainda mais interessante porque desta vez são os nossos produtos que estão sendo levados até o público”, disse Vanessa.

O secretário de comunicação do município de Japaratuba, Saulo Britto, está muito satisfeito com a participação do projeto Japaratuba em Rede no Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, através da II Mostra Cultura em Rede. “A ideia foi muito interessante, uma Mostra dentro do Festival, potencializando os jovens, mostrando os atrativos do nosso município, o nosso artesanato, e a nossa cultura abrilhantou e contribui com o nosso evento. Tudo isso faz com que o nosso município seja ainda mais conhecido no estado e no Brasil”, comentou.

A II Mostra Cultura em Rede continua hoje, 06 e amanhã 07, com apresentação de trabalhos, com o Cine Cultura em Rede, que traz filmes da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis e o filme ‘Vou Rifar Meu Coração’, mini-curso ‘História da Arte Sergipana’ e a continuação da exposição ‘Cultura em Rede’, com produtos de moda, utilitários, decoração e ambientação inspirados nas referências culturais do município, além de obras de artistas sergipanos do acervo do Instituto Banese. As atividades de incentivo à leitura na BiblioSesc também seguem na Praça da Matriz. E no domingo, haverá a coroação da rainha do Cacumbi, Juscileide Guimarães, participante do Japaratuba em Rede.

O projeto Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Comments