Escola de Japaratuba participa de minicurso de História das Artes Visuais em Sergipe
- japaratubaemrede
- 7 de jan. de 2016
- 2 min de leitura
Aconteceu na manhã desta quinta-feira, 07, na II Mostra Cultura em Rede, o minicurso ‘História das Artes Visuais em Sergipe’. Ministrado pelo professor Marcelo Uchoa, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS), o curso contou um pouco da história da arte em Sergipe, destacando a atuação de alguns artistas sergipanos. A atividade foi realizada no Centro Social Dona Janoca, onde acontece a Exposição ' Cultura em Rede', e atraiu um público diversificado, formado por profissionais da área cultural de Japaratuba e do município vizinho de Pirambu, moradores de Japaratuba, turistas e estudantes locais.

Essa foi uma aula diferenciada para estudantes do 6º ao 9º ano da Escola Estadual Senador Gonçalo Rolemberg, localizada na sede de Japaratuba. Eles deixaram as salas de aula e foram a um espaço tomado por diversas expressões artísticas. O professor de artes da escola, Gustavo Floriano, destacou que a aula não se faz apenas com quadro e giz, e que esta oportunidade ajuda a mudar a rotina dos estudantes e despertar neles o interesse por outros aprendizados. “A participação nesse minicurso é uma nova forma de compreender as informações repassadas até mesmo na sala de aula e adquirir outros conhecimentos também. Apresentar os artistas sergipanos e mostrar na prática as suas obras só engrandece o nosso trabalho. Estou satisfeito em trazer os meus alunos para participar da II Mostra Cultura em Rede”, completou Gustavo.

Ao mencionar artistas como Álvaro Santos, J. Inácio, Leonardo Alencar, Jouber, o ministrante do curso, Marcelo Uchoa, transmitiu informações importantes para os alunos e demais participantes. "Eu vim aqui repassar as informações de uma maneira dinâmica, mostrando os traços da cultura sergipana que esses artistas colocam em suas obras, e foi um prazer participar deste momento da II Mostra Cultura em Rede", disse Uchoa. O estudante Richard dos Santos achou interessante a oportunidade. “Foi muito legal conhecer os artistas sergipanos e ter uma aula diferente, fora da sala, ainda mais no meio de uma exposição”, disse o aluno.

A coordenadora pedagógica do Japaratuba em Rede, Bruna Távora, ficou satisfeita com a participação dos alunos da cidade no minicurso oferecido na II Mostra. “É muito bom ver não só a juventude do nosso projeto participando das atividades culturais, mas também os outros jovens da cidade. Esses alunos da escola Gonçalo Rolemberg saíram das salas de aula e vieram até aqui conhecer um pouco mais sobre a arte sergipana, e a partir daí nós do Japaratuba em Rede cumprimos o nosso objetivo de envolver essa população no cenário cultural”, disse a coordenadora.

Comments