II Mostra Cultura em Rede continua movimentando Japaratuba
- japaratubaemrede
- 7 de jan. de 2016
- 3 min de leitura
O terceiro dia de Mostra Cultura em Rede começou na Igreja Matriz e mais uma vez acabou no Centro Social Dona Janoca. Realizada pelo projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas e pelo Instituto Banese, a mostra continua movimentando a cidade de Japaratuba. A quarta-feira foi de apresentação de trabalhos, Cine Cultura em Rede, BiblioSesc e Exposição 'Cultura em Rede'.

A programação foi iniciada com a participação do coordenador geral do projeto, Marcelo Rangel, na mesa ‘Vivências e Experiências’, da III Jornada Nacional de Estudos Arthur Bispo do Rosário, realizada na Igreja Matriz. Além de Marcelo, a coordenadora pedagógica Bruna Távora, os participantes Juscileide e Genilton, e a professora Maria Augusta Mundim, facilitadora da primeira oficina do projeto no ano passado, também falaram sobre o Japaratuba em Rede. Segundo Marcelo Rangel, o melhor da II Mostra tem sido perceber o interesse das pessoas da cidade pelas atividades propostas pelos jovens. “Estamos conseguindo envolver a comunidade dentro do projeto, e isso tem mostrado, sobretudo para os jovens, que é possível fazer a diferença. Toda a equipe está satisfeita por saber que estamos no caminho certo”, completou o coordenador.

A criançada de Japaratuba também teve uma atividade programada especialmente para elas: o Cine Cultura em Rede, com curtas da Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis, trazendo histórias divertidas e educativas. A exibição dos curtas ocorreu na Câmara de Vereadores de Japaratuba, prédio onde até a década de 70 funcionou o Cine Japaratuba. A pequena Eduarda, de 07 anos, ficou encantada com os filmes. “Gostei muito de assistir esses filmes aqui. Achei muito legal, espero que tenha outras vezes”, disse a menina.

Enquanto todas essas atividades acontecem a equipe de Comunicação do projeto, supervisionados pela jornalista Aline Braga, fazia o registro de tudo pelas redes sociais, eles tambpem foram os responsáveis pela divulgação da Mostra. O Jovem Maico Silva é um dos integrantes da equipe de Comunicação e estava contente com a participação dos moradores da cidade na II Mostra. “É muito satisfatório ver as pessoas se interessando e participando. Estou feliz em ver Japaratuba envolvida ainda mais com a cultura e principalmente em poder mostrar isso através das nosssas ações de comunicação”, comentou Maico. A oficineira Aline Braga fala dos aprendizados que estão sendo poporcionados nessa II Mostra. “A mostra está possibilitando que eles tenham uma percepção melhor dos conteúdos da sala de aula, percebendo em que momento usá-los e entendendo que o trabalho de comunicação envolve todas as áreas que compõem o evento”, disse Aline Braga.

A exposição ‘Cultura em Rede’ exibe para Japaratuba obras de artistas sergipanos e os produtos confeccionados na oficinas d e Criatividade. Desde a sua abertura na segunda-feira, 04, diversas gerações entram no Centro Social Dona Janoca e observam quadros, esculturas, e produtos de moda, utilitários, decoração e ambientação inspirados nas referências culturais do município. O adolescente Eduardo dos Santos, de 16 anos, nunca tinha visto uma exposição como esta. “Tudo que eu vi aqui nessa exposição me impressionou muito. É a primeira vez que vejo algo desse tipo na cidade. Gostei mais ainda de ver os produtos feitos pelos jovens daqui da minha terra”, conta Eduardo.

Hoje, dia 07, a programação foi iniciada com o minicurso de ‘História das Artes Visuais em Sergipe’, com o professor Marcelo Uchoa, do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Sergipe (CODAP/UFS). A tarde está recheada de atividades, o grupo de Gestão Cultural vai até Laranjeiras participar do Encontro Cultural, às 14h. Em Japaratuba, às 17h, haverá o Cine Cultura em Rede, dessa vez com a exibição do filme ‘Vou Rifar meu Coração’. A sessão é gratuita e tem classificação indicativa de 12 anos. Além disso, até às 18h a BiblioSesc permanecerá na praça da Igreja Matriz e a exposição ‘Cultura em Rede’ continuará aberta no Centro Social Dona Janoca.

O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Comments