Projeto Japaratuba em Rede retoma as atividades em clima de entusiasmo
- japaratubaemrede
- 22 de fev. de 2016
- 3 min de leitura

Após o sucesso da II Mostra Cultura em Rede, no Festival de Artes Arthur Bispo do Rosário, e um tempo merecido de recesso, as atividades do projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’ voltaram a acontecer na última sexta-feira, dia 19. Os dois primeiros dias de encontro, sexta e sábado, foram dedicados a discussões sobre o que já foi realizado e a um planejamento das próximas ações.

No seminário de avaliação, realizado na sexta, as equipes de Criatividade, Gestão Cultural, e Comunicação e Cultura Digital fizeram um balanço do segundo semestre de 2015 e em especial de suas participações na II Mostra Cultura em Rede. “É muito importante que façamos juntos essa análise de tudo que já construímos até o momento. Assim poderemos ver onde erramos, corrigir os erros e continuar trabalhando. Estou ansiosa para as próximas atividades”, disse Deise Micaely Santos, participante da equipe de Gestão Cultural.

No sábado, a manhã começou com o instrutor de Gestão Cultural, Ivan Masafret, falando sobre o curso de Projetos Culturais que será realizado entre os meses de março e abril, todas as quintas-feiras, para os participantes do projeto e para toda a comunidade. Em seguida a oficineira Aline Braga apresentou o que está programado para a oficina de Comunicação e Cultura Digital. Segundo ela, a ideia agora é aumentar o ritmo de trabalho com foco na III Mostra Cultura em Rede, marcada para o mês de agosto. “Agora vamos concilidar os conceitos e as práticas que foram repassadas no primeiro módulo do curso de comunicação. E a meta é trabalhar ainda mais as ferramentas, tirando as dúvidas, com mais atividades práticas”, completou Aline.
A equipe de criatividade que nesta etapa terá os trabalhos conduzidos por Ilma Santos e Christiane Falcão, tem como objetivo aprimorar os produtos já criados. “Acredito que esta última etapa será ainda melhor. Após o planejamento exposto pelas professoras podemos ver que nosso objetivo é finalizar os produtos e produzir ainda mais. Estou com o gás todo para continuar a produção”, comentou Alexandre Melo. Na segunda parte da manhã do sábado, a nova oficineira e consultora pedagógica, Christiane Falcão, falou sobre comércio justo e formas de comercialização e organização.

Nos próximos meses a caminhada será focada em atividades ainda mais práticas nas três áreas: Gestão, Comunicação e Criatividade. O coordenador geral do projeto, Marcelo Rangel, comentou que o momento agora é de prepará-los para encarar novos desafios. “Precisamos profissionalizá-los dentro das três áreas, principalmente deixando-os preparados para os novos desafios na ação cultural dentro da cidade de Japaratuba e fora dela também”. Se depender do entusiasmo de Claudilene Feitosa, integrante da equipe de Comunicação, os desafios serão aprendizados importantes. “O projeto Japaratuba em Rede tem me surpreendido muito ao longo desse tempo, estou curiosa com as novas atividades nesta última etapa e pronta para encarar os desafios. Tenho certeza que irei aprender ainda mais. Espero que a Comunicação e os outros grupos surpreendam e continuem a fazer um belo trabalho nesse projeto e fora dele”, disse Claudilene.

Japaratuba em Rede
O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Sesc, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Comments