Curso de Projetos Culturais acontece em Japaratuba
- japaratubaemrede
- 4 de mar. de 2016
- 3 min de leitura
Mais uma iniciativa é realizada na cidade de Japaratuba pelo projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’. A atividade da vez é o curso de Projetos Culturais, que está sendo realizado todas as quintas-feiras à tarde, na Câmara de Vereadores do município. Com o objetivo de trabalhar os principais métodos, técnicas e estratégias para elaboração e execução de projetos culturais em comunidades, a iniciativa já atraiu um público formado por lideranças comunitárias, estudantes, grupos e agentes culturais, associações e pessoas interessadas no assunto que moram em Japaratuba e região.

Ministrado por Ivan Masafret, mestre em Sociologia e com experiência em projetos sociais e culturais, o primeiro encontro do curso propôs uma apresentação do que será trabalhado e uma interação entre os participantes. Para ele, o trabalho colaborativo será essencial. “O curso traz informações sobre como organizar ideias relacionadas a cultura, fazendo com que estas pessoas possam apresentar suas ideias para outras com condições de implementar, financiar e ajudar de uma maneira colaborativa, possibilitando a criação de uma rede de pessoas que pensam cultura e produzem cultura. A partir daí, quando for produzir qualquer ação cultural poderá contar com a colaboração de outra pessoa ou outro grupo, e vice-versa, o que fortalece a atividade cultural no município”, explicou Ivan, que já foi contemplado com vários projetos em editais nacionais.

Morador do município da Barra dos Coqueiros, a pouco mais de 50 km de Japaratuba, o ator e artista circense Maicon Lima Dias resolveu participar assim que viu um anúncio sobre o curso. Por não conhecer os processos de elaboração de um projeto, ele está tratando a oportunidade como um momento de aprendizagem. “Fiquei sabendo pela internet e resolvi participar porque achei a iniciativa bacana e uma oportunidade de me levar a fazer coisas que até então eu não conheço. Eu não sei fazer projetos culturais, apesar de já trabalhar com isso. Então é uma ótima chance porque além de aprender a fazer vou repassar este conhecimento para o meu grupo, Os Tripulantes”, disse Maicon.

Quem também pretende aproveitar o curso para obter conhecimentos afim de ter seus projetos aprovados em editais é a jovem japaratubense, Rafaela Teles. Com a oportunidade do curso ela se diz confiante. “Agora eu tenho muita esperança porque há muito tempo eu queria fazer esse curso e não tive condições. A minha necessidade veio a partir do momento que eu fiz um projeto para um edital lançado pelo Governo e não foi aprovado devido alguns detalhes e o curso pode me ajudar nesse sentido. Como eu não tinha noção de como é feito esse processo todo de um projeto cultural, eu fiquei a mercê. Agora o curso de projetos culturais se tornou algo valioso pra mim”, manifestou Rafaela, que tem uma grife de roupas e acessórios voltada para identidades e características da cultura e religião africana, a Igbale.

Já Carliene Correia, que faz parte do projeto Japaratuba em Rede, considera que essa é uma oportunidade de engrandecimento da cultura local e dos seus respectivos agentes. “Eu já fazia parte do grupo de Gestão Cultural que foi implantado no Japaratuba em Rede. Para mim é muito significativo estar convivendo e aprendendo sobre gestão cultural com um grupo maior e com pessoas novas. É uma oportunidade que o projeto está dando para pessoas que já trabalham com cultura e para quem pensa em trabalhar com isso futuramente”, declarou Carliene, que além de fazer parte do Japaratuba em Rede, trabalha na Associação das Catadoras de Mangaba do povoado Porteiras, em Japaratuba.

O curso de Projetos Culturais é totalmente gratuito e terá um total de nove encontros. Todos os participantes receberão, ao final, um certificado do curso emitido pelo Instituto Banese com carga horária de trinta e seis horas.
Japaratuba em Rede
O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Sesc, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Comments