Japaratuba em Rede promove integração entre sede e povoados
- japaratubaemrede
- 20 de abr. de 2016
- 2 min de leitura
Integração é a palavra que define o projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas nos últimos meses. Vindos de diferentes povoados e da sede do município de Japaratuba, a maioria dos jovens não se conheciam. No começo do projeto eles eram distantes uns dos outros e mal conversavam, hoje a cooperação e a amizade são vistas nos encontros durante as oficinas. A cada nova produção e nova atividade o que se pode ver é um trabalho em grupo, onde Caraíbas colabora com Badajós, que colabora com a Sede, que por sua vez colabora com Porteiras.
Desde que esses meninos e meninas, homens e mulheres entenderam a importância do trabalho em comunidade, não só na sua própria, mas com todas a outras, o Japaratuba em Rede tomou um novo rumo. Um dos maiores exemplos disso foi a 2ª edição da Mostra Cultura em Rede, onde divididos em Gestão, Comunicação e Criatividade, os participantes se uniram em uma grande equipe e apresentaram um espetáculo de organização e participação.

Algumas ações foram essenciais para essa nova forma de relacionamento. Dinâmicas, atividades em grupos com a mudança dos componentes, a necessidade de pensar considerando as tarefas realizadas pelos outros grupos, fizeram com que as relações mudassem e a cooperação fosse construída. “Nós erámos distantes uns dos outros, conversávamos apenas com as pessoas do nosso povoado, hoje tudo é diferente. Nos demos a oportunidade de trabalhar juntos como uma verdadeira equipe e mais que isso, abrimos espaço para nos conhecer melhor. Fiz bons amigos e trocamos conhecimentos, tudo melhorou”, disse Elinete Vieira, moradora do povoado Sapucaia.

Esse espírito que tomou conta dos espaços do projeto é visto por exemplo quando um senta ao lado do outro para ensinar a técnica que tem maior afinidade e facilidade. É vista também quando se sentam juntos para colocar em prática um dos fundamentos repassado na oficina de comunicação. “Hoje somos um verdadeiro grupo. A ajuda de um ao outro durante a produção e a realização das atividades é a maior prova disso. Além de sair daqui com uma educação profissional, com certeza iremos sair pessoas melhores, e que se relacionam de outra maneira”, comentou Delton Jones, morador da sede do município.

A rede que o projeto vem construído, além de contribuir com a manutenção do patrimônio cultural de Japaratuba e o fortalecimento das identidades culturais, tem o objetivo de proporcionar espaços e educação profissional ancorados na cooperação. E isso vem sendo evidenciado ao longo dos dias entre os jovens. “A ideia era que eles se conhecessem melhor, articulando e construindo experiências em conjunto, integrando os grupos culturais que não se conheciam e dando condições para que novas parcerias se firmassem. E isso tudo vem sendo visto ao longo dos meses. Essa cooperação e as práticas solidárias estão permitindo que o movimento cultural de Japaratuba fique mais forte”, disse Bruna Távora, consultora pedagógica do projeto.
Japaratuba em Rede
O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Sesc, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Kommentare