top of page

Cartazes autorais marcam término da Oficina de Fundamentos da Comunicação Visual

  • japaratubaemrede
  • 2 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Com a certeza de que conseguiram absorver as bases do aprendizado proposto, na manhã da sexta, 29 de abril, os participantes da turma de Comunicação e Cultura Digital exibiram os trabalhos finais da oficina de Fundamentos da Comunicação Visual. Esse módulo de aprendizagem foi pensado para dar noções de interpretação e produção de peças gráficas usadas na divulgação de produtos e projetos.

A oficina foi ministrada por Diego DiSouza e Alex Valentin, estudantes do curso de Design Gráfico na Universidade Federal de Sergipe (UFS). Desde o início das aulas, em 26 de fevereiro, os aprendizes foram estimulados a desenvolver atividades práticas para a produção de peças de divulgação dos produtos confeccionados na turma de Criatividade.

Um dos instrutores, Alex Valentin conta que nos trabalhos finais é possível perceber um pouco de cada uma das técnicas apresentadas durante as aulas. "Eles aplicaram a técnica de quillin, eles tentaram extenso, usaram tinta. Dá para notar que realmente entenderam a teoria da organização das informações, da teoria da cor, qual cor usar, qual cor é complementada a outra. Então nós, Diego e eu, ficamos muito felizes em ver que eles usaram de uma ou várias técnicas passadas em seus cartazes", avaliou Alex.

Aluna da turma de comunicação e Cultura Digital, Carla Dantas diz que a identificação com um dos produtos feitos na turma de Criatividade, aliada às técnicas aprendidas na oficina, foi fundamental para o resultado final do seu cartaz. "Eu escolhi fazer uma peça para divulgação das bonecas de pano produzidas na turma de Criatividade. É uma coisa que eu me identifico, também já fiz, e gosto muito. Ao ver esse meu trabalho, pode-se perceber que me preocupei com a questão das cores e a uniformidade necessária para que não haja poluição visual e a mensagem seja passada. Esse foi um detalhe importante que aprendi nas aulas da oficina”, destacou Carla.

Para o coordenador geral do projeto, Marcelo Rangel, essa oficina proporciona uma autonomia para saber como pedir um produto de comunicação visual. “O trabalho com comunicação, com cultura digital, ele exige uma leitura visual, ele exige que você entenda uma imagem e saiba interpretá-la. Então, a partir daí a gente trouxe isso para turma de comunicação, para que eles tivessem essa noção. E, além de tudo, quando vai divulgar um projeto ou ação é preciso que você saiba como pedir que alguém faça uma peça de divulgação. Então esse trabalho veio para que eles tenham uma noção de como deve ser a comunicação visual de um projeto ou de uma ação em geral”, explicou Rangel.

Nos próximos encontros, para dar sequência aos propósitos da turma de Comunicação e Cultura Digital, serão realizadas aulas de técnicas introdutórias de produção audiovisual. Essa é mais uma etapa do Projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas, realizado pelo Instituto Banese e patrocinado pela Petrobras, que conta ainda com as parcerias da Universidade Federal de Sergipe, do Senac, da Ação Social Professora Elisabete, Sebrae, Instituto Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.

O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Sesc, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.


 
 
 

Comentários


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page