Teatro, circo e memória são destaque no encerramento do curso de Projetos Culturais
- japaratubaemrede
- 6 de mai. de 2016
- 3 min de leitura
Realizado com o intuito de apresentar os principais métodos e técnicas para planejar, elaborar e executar ações locais, o Curso de Projetos Culturais, ofertado pelo Projeto Japaratuba em Rede, foi finalizado na quinta, 5 de maio. O último encontro foi destinado à apresentação dos projetos elaborados pelos alunos, sob a orientação do instrutor do curso Ivan Masafret.

Na avaliação do professor e do coordenador geral do Japaratuba em Rede, Marcelo Rangel, os cinco projetos apresentados na aula final possuem ideias ricas e viáveis para o desenvolvimento cultural de Japaratuba. Estimulados pelo resultado, eles irão se reunir com cada grupo a partir de agora para aprimorar e levar adiante essas propostas. Em geral, os projetos objetivam trabalhar com crianças e jovens com foco no fortalecimento e na disseminação da produção cultural e artesanal de Japaratuba.Rangel ainda ressaltou a importância de o curso ser aberto para a comunidade de Japaratuba e cidades vizinhas. “Temos aqui pessoas de várias localidades de Japaratuba e até de outros municípios. E o mais importante é que muito de vocês fazem parte do movimento cultural das suas respectivas localidades, vocês são brincantes culturais, então, vocês são capazes de saber o que é preciso para fortalecer, ainda mais, o movimento cultural da comunidade de vocês”, disse aos alunos antes das apresentações.
“Eu, como japaratubense, amante da cultura local e participante do Projeto Japaratuba em Rede, sei da necessidade de se ter pessoas com capacidade de mudar e resolver os problemas existentes no movimento cultural da minha cidade. E esse curso veio para tentar nos dar essa capacidade. Nele nós conseguimos pensar projetos e soluções. O que eu espero é que a gente agora amadureça essas ideias, que a gente consiga colocar em prática tudo o que foi ensinado, porque nós e a cultura de Japaratuba só temos a ganhar com isso”, destacou Genilton dos Santos que, junto com seus conterrâneos do povoado Sibalde, elaborou o projeto “Conhecendo a história de Japaratuba”, pensado para resgatar e fortalecer símbolos, personagens e manifestações do município.

Outro projeto, intitulado “Encontrando caminhos: a arte guiando a vida” e pensado por um grupo que tem experiência com artes cênicas, propôs propagar as histórias do município por meio do teatro. “A ideia é atender jovens e crianças que tenham ou não experiência teatral em Japaratuba, e trabalhar com a produção de espetáculos que retratem as histórias e curiosidades da nossa cidade. Temos em nosso grupo o coordenador da Cia de Teatro JEV, Felipe Ferreira, e várias pessoas que fazem parte da Quadrilha Junina Cangaceiros da Boa, na qual se exige um trabalho teatral, além da dança. O nosso desejo é fazer acontecer todas as ideias e dar uma novo rumo aos trabalhos das artes cênicas daqui”, explicou Thainá Silva, uma das autoras.
Os outros três projetos culturais foram o “Arte na Escola”, que visa a valorização do trabalho de artesanato atuando com alunos da rede municipal de ensino; “Circo - A arte para Vencer”, com o objetivo de ensinar sobre produção de espetáculos circenses para os alunos da Escola Estadual Senador Gonçalo Rollemberg, e o “Multicultural Maria de Souza Campos”, que propõe a incorporação das manifestações culturais de Japaratuba nas disciplinas didáticas das escolas municipais.

No fechamento do curso, o instrutor Ivan Masafret fez uma avaliação geral de todo o processo do curso, desde as primeiras ideias até o desfecho final. “A princípio a proposta era que as pessoas que estivessem presentes começassem a trabalhar ideias que já tivessem, mas eu fui percebendo que, em alguns casos, era necessário estimular essas ideias. Então, incentivei que os alunos buscassem em suas comunidades quais eram as reais necessidades, os anseios em relação à cultura. Isso fez com que eles retornassem com propostas bem interessantes. No início eram bem básicas, mas que com o tempo foram ganhando corpo. Fiquei muito contente ao ver o resultado final”, comenta.
Veja como tudo começou:
Japaratuba em Rede
O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.
O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Associação Quilombola do Povoado Patioba, Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Comments