Alunos produzem camisas do Japaratuba em Rede
- japaratubaemrede
- 18 de mai. de 2016
- 2 min de leitura

Com o passar dos meses, os frutos das oficinas do projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas começam a florescer. Dessa vez, três participantes da oficina de Serigrafia, oferecida pelo Senac em parceria com o projeto, tiveram a oportunidade de produzir as novas camisetas, utilizadas como uniforme no Japaratuba.
O aprendizado adquirido durante as aulas da oficina de serigrafia, com o professor japaratubense Bonfim da Capoeira, foram colocados em prática. Como um laboratório, e sob a supervisão de Bonfim e do designer Diego DiSouza, os jovens Maico Silva, Isaluci dos Santos e Genilton dos Santos realizaram todo o processo da produção, desde a gravação da tela até a impressão final.

“Foi muito bom. E melhor ainda foi ver as camisetas prontas e os nossos colegas usando. Graças ao Japaratuba em Rede tivemos não só a oportunidade de aprender, como também de produzir. Estou muito feliz”, disse Genilton dos Santos.

O designer Diego DiSouza destacou a importância da participação dos jovens. “Essa produção fez com que eles pudessem exercitar na prática a oficina de serigrafia. Pensamos na estampa, na criação e na impressão. Eles trabalharam todo o processo e ficaram muito animados. O produto final foi satisfatório para uma primeira vez. O importante foi que eles trabalharam bem em grupo”, constatou.

A metodologia do Japaratuba em Rede pressupõe a realização de espaços de aprendizagem que possibilitem aos integrantes realizar experiências no campo da produção inclusiva e sustentável, focando na educação para o trabalho e, como passo seguinte, a geração de renda. “A intenção, ao convidar os participantes do próprio projeto para confeccionarem as camisas, cumpre objetivos como a prática do conhecimento adquirido em oficinas anteriores (xilogravura e serigrafia) e possibilitar um espaço de trabalho em que eles são responsáveis pela confecção de produtos e também a experiência do trabalho em equipe”, disse Bruna Távora, consultora pedagógica do projeto.

Japaratuba em Rede
O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.
O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Comments