top of page

Em parceria com o Senac, Japaratuba em Rede inicia curso de Corte e Costura

  • japaratubaemrede
  • 19 de mai. de 2016
  • 3 min de leitura

Com foco na educação profissional da população do município, o projeto Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas está ofertando um curso de Corte e Costura desde o dia 9 de maio de 2016. A atividade é fruto de mais uma ação em parceria com o Senac, como já havia acontecido em 2015 com os cursos de Xilogravura e Serigrafia. Serão dois meses de aprendizado com entrega de certificados emitidos pelo Senac ao final das aulas.

“O curso acontecerá em três etapas. Primeiro eu conversarei sobre fundamentos da educação profissional, no qual iremos discutir muito sobre como ser éticos na área de trabalho onde essa atividade está inserida. Depois, começaremos a parte prática, iniciando com técnicas de modelagem, e, por fim, iremos trabalhar com o corte e a costura na produção de roupas”, explica a professora do Senac, Magnólia Menezes.

O curso de Corte e Costura foi pensando a partir da necessidade de abrir leques de possibilidades para a criação e conclusão da linha de produtos que está sendo desenvolvida pela turma de Criatividade no Japaratuba em Rede.

Felipe Ferreira, inserido no processo de produção da linha de produtos do Japaratuba em Rede e integrante do movimento cultural da cidade, afirma que essa é também uma forma de diminuir os gastos no grupo cultural que coordena. “Na Cia de Teatro JEV, eu trabalho muito com confecção de figurinos, então esse curso vai me ajudar bastante, não só na produção, mas também na questão do financeiro, já que depois do curso, não precisarei contratar outras pessoas para fazer as confecções das roupas dos nossos espetáculos teatrais”, ressaltou Felipe.

Assim como o último módulo do curso de Gestão Cultural, além dos jovens que integram o projeto, temos como participantes artesãos, brincantes da cultura popular, a comunidade de Japaratuba. Pessoas que viram a oportunidade de se lançar em um novo mercado de trabalho. “Esse curso poderá me ajudar em muita coisa. É uma oportunidade que estava esperando. Vai me dar possibilidade de trabalho, de abrir meu próprio negócio. Para a minha área vai ser muito bom”, avaliou Joélia Silva, que trabalha com artesanato no povoado São José da Caatinga, em Japaratuba.

Para o coordenador Geral do projeto, atender à população de Japaratuba que não participa do projeto é importante na medida em que deixa um legado de contribuição para a cidade. “O curso não estava previsto, mas a partir da necessidade de a gente concluir nossa linha de moda, ele veio bem a calhar, é bem oportuno. E aí, a gente pôde estender também para a comunidade, o que foi melhor ainda. Com isso, a gente consegue também deixar uma contribuição para a cidade”, destacou Marcelo.

Japaratuba em Rede

O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.

O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.


 
 
 

Comments


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page