top of page

Experiência do Japaratuba em Rede repercute em seminário internacional

  • japaratubaemrede
  • 25 de mai. de 2016
  • 2 min de leitura

Entender a cultura como vetor de desenvolvimento local. Esse foi o mote que durante a semana passada uniu dois pontos geográficos: Japaratuba e Rio de Janeiro. O projeto ‘Japaratuba em Rede: Juventude, Cultura e Cadeias Produtivas’ foi apresentado no VII Seminário Internacional de Políticas Culturais, realizado pelo setor de Estudos em Políticas Culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa, entre os 17 e 20 de maio, na capital fluminense.

O coordenador geral do projeto, Marcelo Rangel e a consultora pedagógica Bruna Távora, participaram no dia 20 do grupo de pesquisa ‘Educação Patrimonial’ com o trabalho 'Japaratuba em Rede: A Experiência de uma Metodologia para Educação Profissional de Jovens Agentes Culturais'. O grupo, composto por brasileiros de diferentes estados, demonstrou grande interesse pelo trabalho vindo de Sergipe que, inclusive, foi um dos mais citados na discussão posterior às apresentações. Com o intuito de conhecer mais de perto, os participantes do grupo fizeram diversos questionamentos sobre o projeto desenvolvido em Japaratuba.

O evento foi focado nos eixos “cultura” e “desenvolvimento”, reforçando o papel da cultura como um vetor de economias locais. Não coincidentemente, o foco do Japaratuba em Rede. Pensado para ser um espaço de troca de experiências, o seminário proporcionou que os gestores do Japaratuba em Rede voltassem com novas percepções e ideias.

“A nossa participação no Seminário foi muito importante porque tivemos a oportunidade de conhecer outras iniciativas que estão acontecendo em outros lugares do país e que relacionam cultura, desenvolvimento, juventude. Essa experiência permitiu uma troca de informações com outras instituições e essa troca fez com que conhecêssemos dificuldades, desafios e oportunidades, o que possibilita também que a gente possa aprimorar o nosso trabalho”, disse Bruna Távora.

A semana do seminário foi conturbada no Rio de Janeiro. O momento foi marcado pelo fim do Ministério da Cultura e de uma série de medidas implementadas que diminuem a importância do setor. O sentimento de indignação e resistência que levou centenas de artistas a se mobilizarem em todo o Brasil, também tomou conta dos participantes do seminário e fez surgir uma necessidade de fortalecimento dos grupos, atividades e iniciativas culturais.

Japaratuba em Rede

O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.

O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.


 
 
 

Comentarios


DESTAQUE
PUBLICAÇÕES RECENTES
Arquivos

© 2023 BY CREATIVE CORNER. PROUDLY CREATED WITH WIX.COM

info@mysite.com    500 Terry Francois Street San Francisco, CA 94158

  • Facebook Basic Black
bottom of page