Pensando na próxima exposição, turma de Criatividade realiza avaliação da linha de produtos
- japaratubaemrede
- 2 de jun. de 2016
- 3 min de leitura
Com foco voltado para a finalização e comercialização dos produtos, a turma de Criatividade do nosso projeto realizou na manhã do sábado, 28 de maio, uma avaliação coletiva das peças que já foram confeccionadas até o momento.

O objetivo foi perceber o desenvolvimento da linha de produtos – que têm como foco as áreas de decoração e ambientação, moda e utilitários, além de averiguar as simbologias japaratubenses que aparecem nas peças, necessidades de acabamento, entre outros itens. O momento foi oportuno também para iniciar uma conversa sobre como definir os preços de cada produto.

Todo esse processo envolve a prática em paralelo ao aprendizado profissional. A finalização dessa etapa culminará com a exposição dos produtos do Projeto Japaratuba em Rede na Feirinha da Gente, do Museu da Gente Sergipana, que acontecerá no próximo dia 17.

Na avaliação dos responsáveis pela produção, foi notável a preocupação em se ter uma linha de produtos baseados nas referências históricas e culturais de Japaratuba. “Nós abordamos bastante coisa relacionada à nossa cultura, desde os monumentos até os personagens folclóricos. Isso pode ser identificado por meio das cores que simbolizam o colorido do movimento cultural da cidade, de desenhos, molduras e de técnicas de bordados, como a que foi utilizada por Arthur Bispo do Rosário, grande artista japaratubense. Foi tudo pensado para que os produtos tenham um pouco de nós”, destacou Delton Jones Gonçalves, integrante da turma.

Após a avaliação, veio a etapa de pensar na definição dos preços para cada produto. As instrutoras Chris Falcão e Ilma Santos explicaram que para determinar os preços é preciso analisar algumas variáveis do processo de produção. “Para precificar a gente vai trabalhar com algumas variáveis. Uma das principais é relacionada à hora de trabalho necessário para a confecção de cada peça, desde a pesquisa das referências até o acabamento. Além disso, a gente tem que analisar o preço do material e se foi utilizado transporte para locomoção desses materiais”, explicou Chris. Ela informou ainda que a ideia é estabelecer os preços até o próximo dia 17 de junho, data da próxima exposição que acontecerá no Museu da Gente Sergipana, em Aracaju.

A Comunicação acompanhou de perto
Como de costume, a atividade do pessoal da turma de Criatividade aconteceu na Câmara Municipal de Japaratuba. Nesse dia, a turma de Comunicação dividiu o espaço com a de Criatividade para acompanhar a avaliação e pensar nas ferramentas e possibilidades de divulgação para a feira do dia 17.

Sendo assim, a professora Aline Braga separou a turma em grupos, destinados a acompanhar os trabalhos expostos, usando como critério para divisão a variedade de peças confeccionadas bem como as diferentes técnicas utilizadas para a produção.

Os resultados dessa atividade serão vistos a partir da próxima semana na página do Facebook do projeto, como explica a aluna Juscileide Guimarães. “Nós da turma de Comunicação, fomos orientados a acompanhar a demonstração dos trabalhos já prontos da turma de criatividade e, a partir desse acompanhamento, fazermos registros fotográficos de cada produto, além de entrevistas com os jovens que estão trabalhando na confecção. O objetivo foi captar informações acerca dos processos de trabalho, dos significados e das técnicas empregadas. Com essas informações, iremos divulgar esses produtos na página do Japaratuba em Rede, indicando que eles serão comercializados na próxima exposição”, informou Juscileide.

Japaratuba em Rede
O projeto tem como objetivo contribuir para a educação profissional no campo cultural de jovens de Japaratuba por meio da aprendizagem de conhecimentos técnicos, metodologias participativas e implementação de auto-organização dos grupos baseados nos princípios do cooperativismo e da gestão cultural sustentável, na perspectiva de que os mesmos possam estruturar uma cadeia produtiva da cultura na região que, a longo prazo, viabilize retorno econômico para os beneficiários e para a comunidade em geral e possibilite a manutenção do patrimônio cultural da cidade.
O Japaratuba em Rede é realizado pelo Instituto Banese com o patrocínio da Petrobras e em parceria da Universidade Federal de Sergipe, Sebrae, Senac, Ação Social Professora Elisabete (ASPE), Câmara Municipal de Vereadores, Instituto de Desenvolvimento Humano – Clube de Mães Padre Geraldo e Prefeitura Municipal de Japaratuba.
Comments